A Comissão Organizadora do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes recebe submissões de pesquisas a serem apresentadas nos Grupos de Trabalhos (GTs). O envio deve ser feito até o dia 31 de outubro de 2022, no formato de artigo completo ou resumo expandido.
- ATENÇÃO! O artigo completo deve conter entre 10 e 17 páginas (ou até 40 mil caracteres), incluindo as referências. Já o resumo expandido precisa conter, no mínimo, 5 páginas (ou 10 mil caracteres).
As cartas de aceite serão emitidas pelas coordenações dos GTs, sem atrasos, até o dia 31 de outubro de 2022. Participantes, autores/as e coautores/as, terão o prazo para pagamento de taxa de inscrição até o dia 1º de novembro de 2022, garantindo a apresentação do trabalho e a possível publicação posterior.
Os trabalhos aceitos e apresentados nos Grupos serão publicados em formato de capítulo de livro digital (e-book).
Quem enviou, inicialmente, o resumo expandido à apresentação no respectivo GT terá até o dia 29 de janeiro de 2023 para encaminhar o trabalho completo – sob pena de não inclusão no e-book, caso não seja remetido até esta data-limite.
O trabalho completo significa o artigo com 10 (no mínimo) e 17 (no máximo) páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5, conforme as normas da ABNT e com carta de autorização para publicação assinada pelos autores, enviada para os e-mails comunicavertentes@gmail.com e luizoli@ufsj.edu.br.
Critérios de autoria e normas de submissão
São aceitos trabalhos desenvolvidos por discentes de graduação, docentes, profissionais e pesquisadores (graduados, mestres ou doutores) e estudantes de pós-graduação (cursando especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).
Neste ano, é possível enviar uma (01) proposta como autor/a principal e mais três (03) como coautor/a. Cada trabalho submetido deve ter, no máximo, o número de quatro (04) autores/as: um/a autor/a principal e até três (03) coautores/as.
Normas de submissão
A proposta de artigo deve ser enviada ao e-mail comunicavertentes@gmail.com e luizoli@ufsj.edu.br para submissão ao evento, conforme ligação do trabalho à ementa de algum dos GTs. Para saber mais, clique aqui.
No e-mail, é preciso que o trabalho seja enviado em duas versões (Word e PDF), devendo ser enviado seguindo o template divulgado abaixo pela Comissão Organizadora.
- Título: Times New Roman, corpo 14, centralizado
- Autoria: Times New Roman, corpo 12, centralizado, nome e sobrenome em caixa alta, acompanhado com a sigla da instituição vinculada entre parênteses
- Resumo: Times New Roman, corpo 12, justificado. No mínimo cinco (05) e no máximo dez (10) linhas. Espaçamento simples.
- Palavras-chave: entre três (03) e cinco (05) termos relacionados ao texto, separados por vírgula.
- Texto: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita de 3 cm. Alinhamento justificado
- Referências: respeito as normas da ABNT.
CONFIRA O TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS!
No ato de submissão, a orientação é que os/as autores/as solicitem e aguardem a resposta de confirmação de recebimento do trabalho. Na falta de breve resposta, recomenda-se fazer um novo envio, visando evitar problemas de extravio.
Use o arquivo modelo em anexo. Envie em Word e em PDF, identificando os arquivos assim como o exemplo a seguir: GT1_Arthur_LuizAdemir_SimpósioComunica
Ementas de Grupos de Trabalhos
A Direção-Geral anuncia os Grupos de Trabalhos do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e do II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes.
Confira!
G1 – Comunicação e Gênero
Ementa: A comunicação e seus diversos suportes participam da formação do indivíduo da própria realidade, bem como da transformação ou manutenção de estigmas, preconceitos e poder simbólico. A partir do conceito de gênero, construído socialmente através de relações binárias e desiguais de poder, este GT tem como objetivo reunir pesquisas que partem da interface comunicacional. Serão recebidos trabalhos que tratem dessa abordagem nas áreas da política, jornalismo, publicidade, cinema e ficção seriada, a fim de contribuir para a construção do conhecimento acerca da dominação masculina, ainda presente na sociedade, suas consequências e transformações.
Palavras-chave: Comunicação e poder; Gênero; Dominação Masculina; Cultura; Política.
GT2 – Comunicação Política e Eleitoral e Campanha Permanente
Ementa: Aceita pesquisas que busquem compreender a relação entre o campo da política e a esfera midiática a partir dos conceitos de campanha permanente, entendida como a confluência entre a comunicação governamental e a comunicação política e eleitoral bem como pesquisas que buscam investigar as estratégias midiáticas e políticas aplicadas à comunicação político-eleitoral, com especial ênfase na construção e projeção de imagens públicas de seus atores com finalidade de consolidação de posicionamento junto ao eleitorado. Nesse sentido, o GT acolhe pesquisas vinculadas, principalmente, aos seguintes temas: a) conteúdo exibido no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em cadeias de rádio e TV; b) conteúdo político promocional veiculado na web; c) estratégias de comunicação, seja durante mandatos ou períodos eleitorais; d) comunicação eleitoral multimídia; e) regulamentação publicitária e eleitoral; f) construção e projeção de imagens de atores políticos durante mandatos ou em períodos eleitorais; g) papel do jornalismo como ator político e/ou eleitoral.
Palavras-chave: Campanha Permanente; HGPE; Comunicação Político-Eleitoral; Ciberespaço; Estratégias de Comunicação.
GT 3 – Comunicação e Grupos Minorizados
Ementa: A comunicação como arena de disputas simbólicas em que grupos minorizados estabelecem formas de lutas contra hegemônicas. O GT acolhe trabalhos, pesquisas e memoriais de produtos que reflitam desde o enquadramento estigmatizado dado pela mídia hegemônica a estes grupos bem como às formas de lutas e de resistência que tais grupos encontram por meio do espaço midiático para terem voz e fazerem valer seus direitos.
Palavras-chave: Questões étnico-raciais; LGBTQ+; Resistência; Grupos minorizados; Contra-hegemônica.
GT 4 – Estudos Interdisciplinares em Comunicação
Ementa: Estudo da Comunicação como campo transdisciplinar do conhecimento e suas especificidades. Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Interfaces do campo da Comunicação com outras áreas do Conhecimento – Política, Economia, Linguística, Esporte, Educação, entre outras.
Palavras-chave: Estudos Interdisciplinares; Teorias da Comunicação; Comunicação e Política; Interfaces Comunicacionais.
GT 5 – Estudos de Linguagem e Comunicação
Ementa: Estudos sobre a interface entre a Comunicação e a Linguística decorrente de pesquisas resultantes da análise do papel da linguagem na construção de sentidos em produtos comunicacionais. Acolhe pesquisas sobre comunicação e análise de discurso em suas várias vertentes, entendendo que se trata de um processo em permanente interface com o tecido social e cultural.
Palavras-chave: Linguagem; Análise de Discurso; Comunicação; Sociolinguística; Semiótica.
GT 6 – Comunicação, Saúde e Pandemia de Covid-19
Ementa: O grupo de trabalho estuda a interface entre o campo da comunicação e da saúde, com enfoque também para pesquisas voltadas para o papel da mídia no contexto da pandemia da Covid-19. Acolhe pesquisas que estudam: (a) comunicação e saúde; (b) mídia, pandemia e negacionismo científico; (c) direito à comunicação e à saúde; (d) comunicação, saúde sob a perspectiva neoliberal; (e) comunicação e políticas públicas de saúde.
Palavras-chave: Comunicação; Saúde; Políticas Públicas; Pandemia; Covid-19.
GT 7 – Estudos em Jornalismo
Ementa: O GT Estudos em Jornalismo receberá trabalhos que tenham desde enfoques teóricos até abordagens empíricas. Este grupo visa refletir sobre o Jornalismo como ator social e político. Para isso, são debatidas Teorias do Jornalismo, Da concepção clássica sobre a suposta objetividade jornalística às perspectivas contemporâneas sobre agendamento, enquadramento e teoria etnoconstrucionista/newsmaking. Entre os objetivos do grupo está a pesquisa sobre o jornalismo em seus vários formatos – impresso, portais, telejornalismo, radiojornalismo – e gêneros – reportagem, coluna de opinião, notícia etc.
Palavras-chave: Jornalismo; Teorias; Agendamento; Enquadramento; Empiria.
GT 8 – Cultura das Mídias e Ficção Seriada
Ementa: O Grupo de Trabalho foca no debate sobre a cultura das mídias e a ficção seriada, tendo em vista que, com a emergência dos canais de streaming como Netflix, Globoplay, Amazon Prime, houve uma proliferação de seriados, filmes e uma nova forma de relação entre produtores, distribuidores e consumidores. Acolhe trabalhos sobre: (1) teledramaturgia; (2) seriados e cultura das mídias; (3) documentários; (4) relação informação e entretenimento; (5) a mudança de modelos – do broadcasting das TV abertas para o consumo de streaming; (6) a narrativa transmidiática; (4) reality show e suas características.
Palavras-chave: Cultura das mídias; Ficção Seriada; TV; Identidades.
GT 9 – Trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação
Ementa: O objetivo do GT é tornar público os resultados de pesquisas dos Programas de Pós-graduação
desenvolvidos no campo da Comunicação Social como nas áreas afins das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes, abarcando este caráter transdisciplinar do conhecimento. Pretende-se, portanto, abrir espaço para que pesquisadores possam apresentar resultados de dissertações, teses de mestres e doutores que se debruçaram nos estudos de teorias, métodos, estruturas e processos em distintos contextos políticos, sociais, culturais e econômicos.
(Atualizada – 10/10/2022)