Conheça, abaixo, quem vai fazer parte da programação do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes.
Palestrantes
- Prof. Dr. Afonso Albuquerque

Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição.
É professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, atualmente, realiza estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Tem atuação, principalmente, nos seguintes temas: comunicação política, poder, televisão, jornalismo e comunicação comparada.
- Prof. Dr. Antônio Luiz Assunção

Doutor e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio é professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), fazendo parte do corpo docente do Mestrado em Letras da instituição.
Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos Discursivos, Linguística e Semântica Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade social, análise crítica do discurso, análise do discurso, discurso e cognição, modelos cognitivos idealizados, metáfora e metonímia.
- Cristiano Silveira

Graduado em Filosofia pela UFSJ, tem pós-graduação em Planejamento e Gestão Estratégica. Cristiano iniciou a carreira política como líder estudantil da União Municipal de Estudantes (Umes), do Diretório Central de Estudantes (DCE) e da União Estadual de Estudantes (UEE).
Em 2000, aos 22 anos, foi eleito vereador de São João del-Rei, sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Quatro anos depois, elegeu-se vice-prefeito do município.
Entre 2009 e 2011, foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), atuando no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.
Em 2014, elegeu-se para o primeiro mandato de deputado estadual, tendo sido reeleito em 2018. Na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e, entre 2019 e 2021, foi o segundo vice-presidente do Legislativo mineiro. Agora em 2022, foi eleito para o terceiro mandato consecutivo.
- Duda Salabert

Mãe, professora de Literatura, ambientalista e vegana, Duda é idealizadora da ONG “Transvest”, que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte.
Em 2018, tornou-se a primeira mulher trans a disputar o cargo de senadora da República, terminando aquele pleito como a quarta mulher mais votada da história de Minas Gerais. Já durante a eleição de 2020, foi a primeira transexual eleita em Belo Horizonte e a pessoa mais votada da história das disputas municipais da capital mineira.
Na Câmara Municipal de BH, lutou, principalmente, pela educação, meio ambiente e direitos humanos, tendo conquistado a aprovação de projetos que mudaram Belo Horizonte. Nas eleições gerais de 2022, Duda foi a primeira trans eleita para o Congresso Nacional e a deputada federal mais votada de Minas Gerais.
- Eduardo Pinto

Marido da Gerusa e pai da Isabela, Eduardo Pinto estudou em Barroso até a conclusão do Ensino Médio, quando se mudou para Belo Horizonte para cursar Jornalismo no UNIBH, entre 2004 e 2007.
No jornalismo, em 2006, criou – junto com o primo, Bruno Ferreira – o jornal impresso “Barroso em Dia“, que, em 2011, tornou-se também um portal de notícias homônimo. Também trabalhou, entre 2008 e 2009, na TV Campos de Minas, em São João del-Rei, passando por cargos como produtor, repórter, apresentador e editor chefe.
Em 2012, foi eleito para o primeiro mandato de vereador de Barroso, tendo sido reeleito para o mandato seguinte (2017 a 2020). No Legislativo municipal, esteve na presidência da Câmara de Vereadores de Barroso durante a gestão 2019. Em 2020, então filiado no partido Cidadania, foi efeito como vice-prefeito de Barroso, na chapa encabeçada pelo prefeito Anderson de Paula.
Desde o início do mandato, além de vice, Eduardo também responde pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, pasta onde é incluída a Subsecretaria de Comunicação e Transparência da Prefeitura de Barroso.
- Prof. Dr. Igor Sacramento

Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), instituição onde também fez estágio pós-doutoral; Igor faz parte do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz).
Na Fiocruz, atua”como editor científico da “Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde” (RECIIS), como coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e como co-coordenador do curso de especialização em Comunicação e Saúde (C&S).
Além disso, é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ). Na UFRJ, atua também como pesquisador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM/ECO/UFRJ).
É autor de livros como “Dias Gomes: um intelectual comunista nas tramas comunicacionais” (Pedro & João Editores, 2016), “Depois da revolução, a televisão: cineastas de esquerda no jornalismo televisivo dos anos 1970” (Pedro & João Editores, 2011) e “Televisão e memória: entre testemunhos e confissões” (Mauad Editora, 2020), escrito com Ana Paula Goulart Ribeiro.
- Joana Suarez

“Pernambucana mineira” e repórter investigativa, atualmente, Joana é gerente de Jornalismo da Revista AzMina e podcaster, produtora e apresentadora do Cirandeiras. Tem trabalho focado na coberturas dos direitos humanos.
Trabalhou por oito anos em veículos de imprensa em Belo Horizonte (MG), tendo atuado também como repórter freelancer, durante quatro anos, com publicações em mais de 15 jornais e agências, recebendo prêmios em âmbito nacional e internacional.
Foi Professional Fellow do ICFJ em 2021 e é representante brasileira do Journalist Feminist Project da organização internacional AWID.
Desde 2018, desenvolve projetos jornalísticos autorais em parcerias independentes. Idealizou e coordena a Redação Virtual, que reúne centenas de jornalistas de todo o país. Além disso, faz parte da newsletter Cajueira – curadoria de conteúdos de jornalismo independente nos estados do Nordeste.
- Lívia Guimarães

Jornalista formada na primeira turma do curso na UFSJ, atualmente, Lívia está no terceiro mandato na Câmara Municipal de São João del-Rei – tendo sida a vereadora mais votada na eleição de 2020 entre todos os concorrentes.
Mãe do Ravi e integrante de movimentos sociais, entre as suas principais pautas estão a educação, saúde, cultura e a luta pelos direitos das mulheres e crianças.
Fez parte da fundação da ONG “Atuação”, que fechou as portas durante a pandemia de Covid-19.
- Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal

Professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o jornalista tem mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).
Um dos líderes do grupo de pesquisa “Comunicação, Identidade e Cidadania”, ele leciona à graduação e pós-graduação e tem experiência nas áreas de Comunicação e de Política, principalmente nos seguintes temas: partidos, eleições e campanhas eleitorais; mídia, ideologia e reflexos identitários; comunicação política e jornalismo político.
É autor de dezenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como de livros, capítulos e coletâneas. Foi um dos organizadores do I Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente, realizado em 2019, na Faculdade de Comunicação da UFJF. É o atual vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.
- Vitor Colares

Marido da Clarissa e pai da Elis e da Malu, Vitor é graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG) e em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).
No jornalismo, trabalhou no Grupo Diários Associados em Minas Gerais, atuando no jornal impresso “Estado de Minas” e no portal de notícias “Uai”.
Na área de assessoria de comunicação, por sua vez, foi diretor Central de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte (BH) entre os anos de 2017 e 2022, na gestão do então prefeito, Alexandre Kalil (PSD). Atualmente, é chefe de gabinete da vereadora de BH, Duda Salabert (PDT) – tendo atuado de maneira direta em campanhas vitoriosas de Kalil (2016; 2020) e Duda (2022).
Já recebeu 16 prêmios nacionais de Comunicação Política, como “CAMP da Democracia”, em categorias como “melhor programa de TV” e “melhor jingle“. Ele também é sócio da empresa Okê Arô e da Orire.
Ministrantes de oficinas
- André Itaborahy Machado

Bacharel em Publicidade e Propaganda, André Itaborahy Machado trabalha na área de fotografia e comunicação visual desde 2014, atuando na área de processos de criação em projetos e campanhas como fotógrafo e designer gráfico.
Neste período, ganhou diferentes prêmios, como o 1º lugar no “Concurso Fotográfico Minas Rural” – quando competiu com fotógrafos de diferentes localidades.
- Deborah Vieira

Professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e diretora da Univale Editora. Doutoranda e mestra em Comunicação pela UFJF.
Autora do romance “Pássaro Livre” (2017); das crônicas “Bonita e Inteligente”, presente no livro “Escreve como uma mulher” (2021); e “A primeira estrela”, publicada na Antologia Academia de Heroínas da Vida Real (2020), além dos livros frutos de pesquisas no âmbito da comunicação “O fim da polarização PT versus PSDB” (2022) e “Mídia e Jogos Vorazes: os meios de comunicação como (trans)formadores sociais” (2021).
- Dell Ribeiro

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSJ, graduando em Letras pela mesma instituição, Dell é midiativista, gestor de comunicação, educomunicador e palestrante.
Ele é integrante do Movimento Negro de São João del-Rei (MG) e integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão na área de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira.
- Laila Zin

Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSJ, é mestra em Teoria Literária e Crítica da Cultura na mesma instituição e é ilustradora.
Laila começou a se interessar, estudar e fazer zines ainda na época da faculdade e está sempre à procura de novos meios para expressar sua criatividade.
- Najla Passos

É doutoranda em Comunicação (UFJF), mestra em Linguagens (UFMT) e jornalista (UFJF). Atuou como professora substituta na UFSJ e professora titular da UNIC.
Já trabalhou em jornais, rádios, TVs, sites e assessorias de imprensa em Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal.
- Olívia Costa Mendes

Formada em Publicidade e Propaganda, Olívia é especialista em Branding e Marketing.
Possui experiência de 19 anos no mercado de comunicação, tendo atuado em gestão empresarial, rádio, TV e jornal. Já foi premiada três vezes em sua respectiva área de atuação.
- Thaís Fullin

Comunicadora, Thaís Fullin é jornalista formada em Comunicação Social, tem MBA em Marketing Digital de Alto Desempenho e, atualmente, cursa um Master em Digital Manager e Metaverso pela IBMEC e Exame Academy.
Em 10 anos atuando como jornalista, reúne vasta experiência em telejornalismo, assessoria de comunicação e marketing. Trabalha como repórter da TV Integração – afiliada da Rede Globo.
(Atualizada – 31/10/2022)